10 Dicas de CorelDRAW

Eae pessoal, neste post vou dar 10 dicas práticas de CorelDRAW que caso você não conheça vão ajudar bastante no seu dia a dia usando o programa, beleza? Vamos lá!

1- A tecla “P” serve para você alinhar as coisas ao centro da página, o que algumas pessoas não sabem é que este comando serve também para as linhas guias.

2- Dois cliques na ferramenta retângulo cria um retângulo do tamanho da página.

3- Uma das formas mais rápidas de criar um circulo quando já se tem uma referência é usando a ferramenta exclusiva do CorelDRAW, círculo três pontos.

4- Se você precisar o Corel faz contas para você na janela de redimensionar suas formas, você pode somar, subtrair, multiplicar ou dividir o tamanho de uma forma direto pelo Corel.

5- O atalho Ctrl + R repete a última ação feita pelo programa, isso pode ser usado para redimensionar, mudar cor ou posição. Uma dica extra, quando você for criar um grid e precisar duplicar um objeto, você pode por exemplo arrastar o objeto segurando o Shift para ficar no mesmo alinhamento, clicar com o botão direto para duplicar e repetir esta ação com o Ctrl + R.

6- Você pode mesclar cores, segurando o CTRL e clicando na segunda cor, a cada clique ele vai mesclando uma cor a outra.

7- Você pode importar um arquivo PSD no Corel, inclusive em camadas! Mas é importante saber que ele não aceita os efeitos de Layer Style, para isso você deve mesclar as camadas no Photoshop antes de importar.

8- Após criar um texto você pode separá-lo usando o atalho Ctrl + K, você também pode juntá-lo usando o atalho Ctrl + L. Detalhe que ele junta na ordem que você selecionou os textos.

9- Se você precisar imprimir vários, por exemplo, cartões em uma página, não precisa fazer isto manualmente, você pode usar o gerenciador de impressão do Corel para distribuir seu material pela página, girá-lo, inclusive dar espaçamento e colocar marcas de impressão.

10- Você pode navegar pelo seu documento no Corel de algumas maneiras, apertando a tecla N, ele vai mostrar uma miniatura do documento, então você clica onde deseja visualizar, eu particularmente não gosto muito desta opção. Você pode navegar com o zoom, ativando a opção de aproximar o zoom onde o cursor, está em Tool -> Options -> Toolbox -> Zoom, e navegar aproximando e afastando o zoom, é bem rápido, ou então você pode usar a ferramenta hand, porém ela não é como a dos programas da Adobe que quando você solta ela volta para a ferramenta anterior, mas há uma forma de usar ela assim, se você clica e segurar com o scroll do mouse, depois de soltar ela voltará para a ferramenta anterior.

Fique a vontade para comentar com sugestões críticas ou eventuais dúvidas, aqui ou pelo YouTube.
Importante, não se esqueça de se inscrever no canal para receber os próximos vídeos.
Curta também a fanpage do canal no Facebook.
Me siga no Instagram @DanielSpacof, sempre que sair um vídeo novo eu posto um aviso no Instagram Stories.

Abraço a todos!

Adicionar a favoritos link permanente.