Layer Mask ou Clipping Mask?

Eae pessoal, neste post vou mostrar as diferenças, vantagens e desvantagens entre usar Layer Masks e Clipping Masks aqui no Photoshop, beleza? Vamos lá!

Um efeito muito comum no Photoshop é colocar imagens dentro de textos ou formas, para fazer isto podemos usar duas técnicas, as Layers Masks e os Clipping Masks, mas qual delas usar? Existem pequenas diferenças entre as duas e cada uma delas pode atender melhor a sua necessidade em diferentes situações.

Layer Masks

Para criar uma Layer Mask, você precisa criar primeiro uma seleção do que quer mascarar, depois disso é só clicar em Add Layer Mask.
Se você não sabe como trabalhar com máscaras aqui no Photoshop, tem um psot aqui no site falando somente sobre isto, mostrando todos os detalhes das Layer Masks, você pode acessar ele clicando aqui.
Agora vamos as diferenças, para mover a imagem que está dentro da máscara, você deve clicar nesta corrente que fica entre a miniatura da layer e da máscara, assim consegue mover tanto a imagem quando a máscara individualmente. Uma vantagem do Layer Mask, é que a imagem não fica dependente de outras layers, você pode deletar a layer que usou como base se quiser, que não altera em nada em sua máscara, outra vantagem, a maior de todas, é que você pode revelar ou esconder a imagem dentro da máscara, isso possibilita a você uma grande versatilidade em seus trabalhos.

Clipping Masks

Para criar um Clipping Mask, você precisa primeiro deixar a imagem sobre a forma que quer usar como máscara, depois disto, basta clicar com o botão direito sobre a imagem e selecionar a opção Create Clipping Mask, bem fácil. Uma característica do Clipping Masks é que a imagem fica dependente, ou linkada, com a layer de baixo. Se quiser mover a imagem dentro da máscara, basta selecionar somente a imagem, e se quiser mover os dois, é só selecionar as duas camadas. Uma vantagem do Clipping Mask, quando se trabalha com texto, é que como a imagem está linkada com a layer de baixo você pode editar este texto, mesmo depois de criada a máscara, o que dá maior versatilidade pra você neste tipo de trabalho. Agora um detalhe sobre o Clipping Mask que muitos desconhecem, se você ativa um efeito de textura em seu texto, ele some com a imagem e mostra somente a textura, para mudar isto você deve acessar o Layer Style da layer com a textura, dando dois cliques nela, em Blending Options você desativa a opção Blend Clipped Layers as Group e ativa a opção Blend Interior Effects as Group, assim você pode ir até sua imagem, colocar um Multiply por exemplo e mesclar os dois efeitos.

Então é isso pessoal, vocês viram as diferenças entre os dois métodos de máscara, é bom conhecer os dois e usar conforme sua necessidade.

Fique a vontade para comentar com sugestões críticas ou eventuais dúvidas, aqui ou pelo YouTube.
Importante, não se esqueça de se inscrever no canal para receber os próximos vídeos.
Curta também a fanpage do canal no Facebook.
Me siga no Instagram @DanielSpacof, sempre que sair um vídeo novo eu posto um aviso no Instagram Stories.

Abraço a todos!

Adicionar a favoritos link permanente.