Como trabalhar com verniz local

Olá pessoal, neste vídeo eu mostro como trabalhar com verniz local, que é um acabamento muito usado e ajuda a valorizar bastante seus impressos.

O Verniz local, ou verniz localizado, é um dos acabamentos mais comuns, baratos, porém bonitos disponíveis no processo gráfico.
O Verniz local, é aquele verniz UV que não fica sobre todo o impresso, este chamamos de verniz UV total, no verniz local ele fica somente em partes específicas, como em cima do seu logo por exemplo. Ele é conhecido por dar mais sofisticação ao material, apresentar a nitidez das cores, dar brilho a elementos específicos e aumentar a resistência do impresso ao calor, à chuva, e etc.
Você pode trabalhar com verniz local como único acabamento de cobertura em seu impresso, mas geralmente se combina verniz localizado com laminação fosca, para dar ainda mais contraste entre o fosco e brilho do verniz.
Este acabamento só pode ser feito em materiais com gramatura maior, como um cartão de visita ou uma pasta, por exemplo. Aconselha-se usar em materiais com pelo menos 170gr de gramatura.

Como preparar um arquivo com Verniz Local?

Você deve indicar onde seu impresso terá verniz local fazendo uma máscara sobre esta região, converse com seu fornecedor gráfico para ver qual é o padrão deles para esta máscara, geralmente você precisará fazer no próprio arquivo com uma cor pantone que não esteja presente em seu material, ou em um arquivo separado com umas das quatro cores CMYK.

Assista no vídeo acima na prática como criar a sua máscara de verniz, tando no Corel, quanto no Illustrator.

Então é isso pessoal, espero que estas dicas sejam úteis para você desenvolver seus trabalhos impressos daqui pra frente!
Você tem algum comentário ou dúvida sobre verniz local? Deixe nos comentários que eu leio e respondo a todos!

Fique a vontade para comentar com sugestões críticas ou eventuais dúvidas, aqui ou pelo YouTube.
Importante, não se esqueça de se inscrever no canal para receber os próximos vídeos.
Curta também a fanpage do canal no Facebook.
Me siga no Instagram @DanielSpacof, sempre que sair um vídeo novo eu posto um aviso no Instagram Stories.
Abraço a todos!

Adicionar a favoritos link permanente.