Cuidados no uso das cores em impressos

Olá pessoal! Este é o primeiro post que faço sobre produção gráfica, nestes posts vou falar sobre os aspectos que você deve conhecer para que seu trabalho impresso saia da maneira que você está criando, é importante você conhecer o processo de pré-impressão, para que o produto final saia como desejado. Neste post vou falar sobre o cuidado que você deve ter com as cores ao criar o seu projeto, vamos la!

Aqui vou focar na parte técnica do uso das cores em seus trabalhos impressos, tenho uma postagem aqui no site onde falo sobre a parte conceitual das cores e explico também a diferença entre cores luz e cores pigmento, caso você não conheça esta diferença ou queria saber mais sobre esta parte conceitual das cores, clique aqui para acessar esta postagem.
Bom, se você continuou aqui, já deve saber então que em um trabalho que será impresso, deve usar somente cores CMYK (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto) ou os Pantones, porém além disso são necessários alguns cuidados especiais que vou listar aqui:

Cuidado com o preto composto
O preto composto é aquele preto que não é composto somente por preto, mas pelas outras cores também, geralmente as quatro cores.

Preto-Composto

Quando se está trabalhando com texto preto por exemplo, você deve compor a a cor deste preto somente de preto e zerar as outras três cores, isto é necessário porque caso o encaixe das cores na impressão na são 100% exato, as outras cores irão atrapalhar a leitura, especialmente em textos muito pequenos.

Preto-Composto2

Porém se você quiser fazer um quadro preto, geralmente os designers usam uma porcentagem de 15 a 30% de ciano, alguns deixam uma porcentagem de todas as outras três cores, para deixar este preto mais forte. Isto é uma questão pessoal, o ideal é você fazer alguns testes e conversar com a sua gráfica para ver qual composição de preto eles te sugerem.

Preto-Composto3

Textos em Branco sobre fundos coloridos
Evite usar textos pequenos em branco sobre fundos coloridos, pelo mesmo motivo do texto pequeno em preto composto, caso as outras cores do fundo não encaixem perfeitamente na impressão, irão prejudicar a leitura deste texto em seu impresso.

fundos-coloridos

CMYK ou PANTONE, qual usar?
Na impressão off-set, cada cor do seu trabalho é impressa separadamente, portanto quantos mais cores você usar, mais cara vai sair esta impressão. O que vai definir se você deve usar CMYK ou PANTONE geralmente é o custo da impressão, por exemplo, poderíamos dizer de maneira simples que se eu preciso imprimir uma pasta que só tem a cor laranja, é melhor fazer em PANTONE que só usaria uma chapa de impressão, do que em CMYK que usar Magenta e Amarelo, mas no processo gráfico, o CMYK é muito mais comum do que o PANTONE, sendo assim a gráfica teria que ter exatamente a cor do seu PANTONE ou prepará-lo somente para o seu trabalho, o que encarece a produção.

Pantone-CMYK

Por isso na grande maioria das vezes seus materiais serão feitos em CMYK, o PANTONE é usado em casos bem específicos, geralmente em trabalhos institucionais onde a fidelidade da cor da empresa deve ser mantida sem nenhuma a variação, mas mesmo assim se o logo desta empresa estiver em um anúncio em uma revista, ele será impresso em CMYK.

Existem alguns outros cuidados relacionados a cor em produção gráfica, mas vou fazer postagens específicas sobre eles em breve.

Então é isso pessoal, espero que estas dicas sejam úteis para você desenvolver seus trabalho impressos daqui pra frente!
Quais dessas dicas você não conhecia? Tem alguma informação relevante sobre cores em produção gráfica que gostaria de acrescentar? Sobre que aspectos da produção gráfica você gostaria de saber? Deixe nos comentários!

Importante, não se esqueça de se inscrever no canal para receber os próximos vídeos.
Curta também a fanpage do canal no Facebook para ficar pro dentro das novidades.

Abraço!

Adicionar a favoritos link permanente.