Marcas de Impressão

Olá pessoal, este é o segundo vídeo sobre Produção Gráfica no canal, nesta série falo sobre os aspectos que você deve conhecer para que seu trabalho impresso saia da maneira que você está criando, é importante você conhecer o processo de pré-impressão, para que o produto final saia como desejado, se você quiser assistir ao primeiro vídeo da série onde falei sobre os cuidados com as cores em impressos, acesse este link que está na sua tela. Neste vídeo vou falar sobre as marcas de impressão. Vamos lá!

Quando um trabalho é impresso na gráfica, além da sua arte em volta dele a gráfica imprime algumas marcas de impressão que são usadas para ajudar na impressão e no acabamento do material, as principais marcas são:

Marca de corte

Talvez você já tenha olhado para um impresso, visto aquela impressão até a borda e pensado: “Como é possível imprimir até a borda do papel”, na verdade a impressão não vai até a borda, todo impresso com a impressão vazada tem uma sobra além do seu tamanho original que é chamado de sangria, depois de impresso a gráfica corta o papel para deixar o impresso no tamanho real e a referência para este corte é a marca de corte.

Marcas de Registro
No processo gráfico as cores são impressas separadamente, as marcas de registro são uma espécie de alvo que guiam o impressor para que ele saiba se as cores estão sendo impressas exatamente uma sobre as outras.

Existem outras marcas de impressão, o densitômetro, as barras de cores que também guiam o impressor para que o impresso tenha a melhor qualidade possível, e as marcas de vinco e dobra que guia o acabamento de material, mas elas são opcionais, as únicas marcas que são sempre usadas são as marcas de corte e registro, sendo que se o impresso tiver apenas uma cor, ele só vai precisar de marcas de corte.

Dica:
A não ser que você trabalhe em gráfica, quando for fechar um arquivo para enviar para a gráfica, não coloque todas as marcas de impressão, coloque somente as marcas de corte para que a gráfica tenha a referência de onde deve fazer o corte, no final a gráfica irá colocar as marcas que ela acha que deve colocar, se você colocar as marcas de impressão, isso mais vai atrapalhar do que ajudar o seu fornecedor gráfico.

Então é isso pessoal, espero que estas dicas sejam úteis para você desenvolver seus trabalho impressos daqui pra frente!

Você tem algum comentário ou dúvida sobre marcas de impressão? Deixe nos comentários que eu leio e respondo a todos!

Fique a vontade para comentar com sugestões críticas ou eventuais dúvidas, aqui ou pelo YouTube.
Importante, não se esqueça de se inscrever no canal para receber os próximos vídeos.
Curta também a fanpage do canal no Facebook.
Me siga no Instagram @DanielSpacof, sempre que sair um vídeo novo eu posto um aviso no Instagram Stories.

Abraço a todos!

Adicionar a favoritos link permanente.