3 coisas principais para estudar sozinho

Algumas pessoas já me perguntaram, se vale a pena fazer faculdade de design, se é possível aprender a profissão de designer estudando somente por conta. Bom, são duas respostas diferentes, a profissão designer, ao contrário de um médico ou um advogado, é uma daquelas profissões que você pode exercer sem mesmo ter um diploma superior, um bom portfólio na maioria das vezes conta mais do que o currículo, mas isso não quer dizer que uma faculdade é inútil, eu fiz faculdade e pra mim foi muito útil, não só pelo aprendizado, mas pelos contatos e experiências, e se você pretende trabalhar em uma empresa, algumas empresas vão exigir de você um diploma. Agora se é possível aprender a profissão estudando por conta? Certamente sim! E digo mais, não só é possível, como a grande maioria dos profissionais hoje aprendem e se atualizam estudando na internet. Porém, se você quiser realmente se profissionalizar estudando sozinho, você vai precisa ter três coisas que vou listar agora:

Disciplina
Quando você estuda sozinho, ou trabalha por conta, você não vai ter ninguém te cobrando horários, ou resultados, porém se você não tiver disciplina você vai acabar empurrando seus estudos com a barriga e não vai aprender nada! É legal você separar um horário por dia que você vai ter foco total nos seus estudos, sem mesclar isso com outras coisas que vão tirar a sua tenção.

Boas fontes
A internet é uma maravilha! Tem muitas coisas sobre qualquer assunto, mas ai mora um perigo! Tem muita coisa ruim por ai também, pessoas ensinando coisas sem nenhuma propriedade, por isso é importante seguir boas fontes, recentemente fiz um vídeo aqui no canal listando quatro canais que acompanho no YouTube para vocês seguirem, caso você não tenha assistido, eu vou deixar o link ali no cantinho no card, beleza?

Aplicação na prática
Otimize seu tempo de estudos e aprendizado real aplicando na prática o que você está aprendendo, só assistir não vai ter fazer aprender de verdade, isso varia de pessoas pra pessoa, mas na maioria das vezes se você não aplicar na pratica o exercício que está sendo ensinado, você vai esquecer tudo, principalmente em nossa área onde as vezes um efeito, uma função tem muitos detalhes, se você não aplicar, certamente você vai esquecer.

E aqui fica uma dica extra também, se você estuda pelo YouTube, não assista vídeos aleatoriamente, logue na sua conta e se inscreva nestes canais que são boas fontes de estudo para você, pois eles virarão uma fonte de consulta para suas dúvidas no futuro, isso acontece com frequência comigo, estou fazendo um trabalho que aprendi em algum vídeo, então surge um dúvida eu vou lá no canal que aprendi, clico no vídeo e revejo aquele trecho para relembrar, isso ajuda bastante a você não se perder depois para reencontrar um conteúdo que foi útil pra você.

E você? Estuda por conta e tem alguma dica extra sobre ser um designer autodidata? Deixe nos comentários! Não se esqueça de deixar o seu like no vídeo e se inscreva para receber os próximos, toda segunda tem vídeo novo, beleza pessoal, valeu, abraço!

Adicionar a favoritos link permanente.