4 dicas para estimular a criatividade

Quantas vezes você não se pegou com um prazo apertado, precisando ter uma ideia para um trabalho e nada aparecia na sua cabeça? Isso acontece com todo mundo, óbvio que existem pessoas que são mais criativas do que outras, porém a criatividade não é algo exclusivo de alguns que foram abençoados que este dom da criatividade e outros não.

Uma vez eu ouvi uma frase que resume muito bem este tema:
“Uma boa ideia não é como um cachorro que vem quando você chama, mas é como um gato que vem quando você não espera”.

Vou listar quatro coisas que vão ajudar a estimular a sua criatividade e seu processo criativo:

1- Busque referências
Quando se precisa criar algo é importante buscar referências, tanto as que seu cliente te passa para você entender o que ele está desejando, quando referências de outros profissionais em trabalhos similares ao que você precisa fazer.

Existem diversas fontes muito boas para você buscar referências, uma muito boa é o site Behance, pois ele agrega diversos portfólios muito bons! Mas até mesmo no Google imagens você consegue boas inspirações, uma boa dica é pesquisar sempre em inglês no Google Imagens pois os resultados são quase sempre melhores.

Mas tome cuidado para não copiar, estamos falando sobre inspiração e estímulo de criatividade e não copia, ok?

Para escrever o roteiro deste vídeo não seria diferente, eu li algumas coisas sobre este tema, e vou deixar abaixo de artigos muito bons que encontrei sobre criatividade para você ler:
http://waltermattos.com/dicas/10-dicas-para-se-tornar-um-designer-mais-criativo/
http://www.designerd.com.br/10-dicas-para-exercitar-a-criatividade-e-se-manter-inspirado/

2- Comece pelo que você já sabe
Esta é uma coisa bem pessoal, mas pode servir pra você também, quando vou criar alguma coisa e ainda não tenho ideia de como fazer e sei que tenho curto prazo para entregar eu já vou trabalhando naquilo que já sei que devo fazer, por exemplo, preciso fazer um cartaz para um evento de bandas de Rock, então já crio o arquivo no tamanho certo, escrevendo os textos, baixando logos, fotos das bandas, criando os grids, muitas vezes enquanto estou fazendo isso o olhando para o arquivo acaba surgindo alguma ideia de como fazer este cartaz.

3- Crie sua bagagem
Este ponto não é para um trabalho específico, mas para a vida! É importante que você como designer veja o trabalho de outros profissionais, tenha o hábito de ver outros portfólios, assistir vídeos, ler blogs/livros, tudo o que você gosta de consumir sobre sua profissão, pois isso vai criando várias fontes na sua cabeça que irão te ajudar muito quando você precisar criar algo novo.

4- Dê uma pausa
Quando você está cansado, de mau humor ou preocupado com alguma coisa, é muito difícil ser criativo, nestes casos a melhor coisa é dar uma pausa, sai um pouco, tome um café, quem sabe até se possível, pare e volte somente no outro dia depois de uma boa noite de sono.

E você? Deixe aqui nos comentários alguma técnica que você tem para estimular sua criatividade.

Fique a vontade para comentar com sugestões críticas ou eventuais dúvidas, aqui ou pelo YouTube.
Importante, não se esqueça de se inscrever no canal para receber os próximos vídeos.
Curta também a fanpage do canal no Facebook.
Me siga no Instagram @DanielSpacof, sempre que sair um vídeo novo eu posto um aviso no Instagram Stories.
Abraço a todos!

Adicionar a favoritos link permanente.