Designers e a Criatividade

Recentemente o Felipe Neto postou um vídeo com o título “YouTubers e a Criatividade”, depois que eu assisti este vídeo eu fiquei pensando bastante sobre isso, por isso eu resolvi trazer este vídeo para o tema do canal, Designers e a Criatividade.

Quem conhece o Felipe Neto, sabe que hoje ele foca os vídeos dele no público infantil, então acredito que ninguém que acompanhe o DS Tutoriais assista aos vídeos dele, já que segundo o analitycs aqui do canal, o maioria do público aqui tem entre 25 e 34 anos.

Porém mesmo sem assistir aos vídeos, eu sou inscrito no canal dele, porque ele é um cara bem inteligente e as vezes ele faz esses vídeos falando sério que eu gosto bastante e neste vídeo, ele falou especificamente sobre um tema que tem influência total em nossa profissão, a criatividade.

Para quem não viu o vídeo, e quiser ver, é só clicar aqui, mas resumidamente, o que ele fala é que criatividade não é inspiração, que você não pode usar falta de criatividade como desculpa para criar algo, porque criatividade é trabalho!

É muito comum em nossa área, termos que lidar com essa pressão de entregar um projeto “pra amanhã” e termos que criar algo do zero, essa é uma insegurança comum para quem está começando na área, ter dúvidas se você vai conseguir ser criativo o suficiente, mesmo quando estiver sem prazo, quando estiver sob pressão do seu chefe/cliente, ou até mesmo quando você não estiver em um dia ruim.

Já imaginou se você dependesse da sua inspiração para ser criativo? Estaríamos perdidos nestes casos, a inspiração realmente nos ajuda, mas eu acredito que até a inspiração pode ser construída com trabalho, o trabalho de se informar de ver várias referências de projetos de outros profissionais, tudo o que você consome pode te servir como inspiração um dia.

Muitas vezes achamos que só pode só podemos chamar de criatividade aquilo que é criado do zero, ou algo genial, nunca visto antes, mas pensa bem, trabalhando em uma profissão onde muitas vezes você precisa ser criativo todos os dias, você acha mesmo que todo dia você vai conseguir criar algo genial, nunca visto antes? Isso é humanamente impossível! A verdade é que de tempos em tempos, algumas pessoas criam algo genial do zero e são lembradas como gênios, então costumamos olhar para estes exemplos e achar que aquela criação genial veio do nada, quando na verdade, em quase todos os casos, antes da pessoa criar algo genial, ela errou várias vezes, ou criou aquilo com base em várias outras coisas que já existiam de alguma outra forma em outro lugar.

O bloqueio criativo é algo que existe sim, mas com o tempo, no dia-a-dia você aprende a manipular a sua criatividade, você começa a desenvolver caminhos em seus pensamentos que te levam a ter boas ideias de como criar algo quando você precisa, mesmo que a princípio você não faça ideia do que fazer. Uma coisa que funciona muito bem comigo é algo que eu falei em outro vídeo aqui no canal sobre este tema, o 4 dicas para estimular a criatividade, se você quiser ler, clique aqui, mas o que eu sempre quando preciso criar um cartaz, por exemplo, e não tenho ideia do que fazer, eu começo pelas informações que eu já tenho em mãos, já vou criando o arquivo no tamanho certo, vou escrevendo as informações obrigatórias, como endereço telefone, vou importando o logo, procurando possíveis imagens, vejo algumas referências de cartazes do mesmo segmento, e assim a ideia de como fazer sempre surge, não adiantaria nada eu ficar na frente da tela branca do Illustrator, ou em frente a um papel branco com um lápis em cima, esperando a ideia vir do nada, é muito raro isso acontecer, a criatividade realmente vem com trabalho, enquanto você está estimulando sua mente com informações relacionadas ao que você precisa criar as ideias surgem e o trabalho sai, nem que seja na marra, mas sai.

Então é isso, esse é um breve comentário que queria fazer sobre este vídeo do Felipe, muito do que ele falou lá se aplica no dia-a-dia da nossa profissão, por isso achei relevante trazer este tema aqui para o canal.

Fique a vontade para comentar com sugestões críticas ou eventuais dúvidas, aqui ou pelo YouTube.

Apoie o canal e ganhe recompesas!
Importante, não se esqueça de se inscrever no canal para receber os próximos vídeos.
Curta também a fanpage do canal no Facebook.
Me siga no Instagram @DanielSpacof, sempre que sair um vídeo novo eu posto um aviso no Instagram Stories.
Abraço a todos!

Adicionar a favoritos link permanente.