IGTV – E agora YouTube?

Neste vídeo vamos falar sobre essa novidade lançada pelo Facebook no Instagram, o IGTV, que promete ser um concorrente para o YouTube, a ferramenta é mesmo boa? Ela vai superar o YouTube?

Produção de conteúdo em vídeo é uma realidade, nunca se consumiu tanto vídeo como hoje em dia, por diversos motivos, como o acesso fácil a uma banda larga, o que antes era bem restrito, mas principalmente pela popularização dos smartphones, nós como designers, temos que estar atentos a esta mídia, pois ela tem muito mercado e só vai crescer, ainda que você não pretenda virar um editor de vídeos, saber ao menos o básico sobre edição, para oferecer isso aos seus clientes, é um diferencial muito importante.
Pensando neste mercado, o Facebook tem investido muito em vídeos recentemente, implementando novas ferramentas no próprio Facebook para melhorar a experiência com vídeo, e após a compra do Instagram, que na epoca era um app exclusivamente de fotos, eles implementaram a possibilidade de postar vídeos no feed, mais recentemente ainda mais vídeos são postados lá no Instagram Stories, mas até então era algo muito informal, vídeos rápidos, sem muita edição, mas agora, com o lançamento do IGTV, eles pretendem concorrer com o YouTube como plataforma para que os produtores postem conteúdo maior, mais produzido, mas será que eles vão conseguir isto?
Eu testei o IGTV, assisti alguns vídeos de produtores de conteúdo que eu sigo lá e achei bem feita a aplicação, bem simples, aos moldes do que foi no Stories, super intuitivo, gostei bastante, é fácil para o usuário navegar pelo vídeo, comentar, compartilhar, já que você está dentro de uma rede social, já manda para seus amigos, coisa que o YouTube tenta a tempos e nunca conseguiu, transformar a plataforma em uma rede social, sempre que você vai mandar um vídeo do YouTube pra alguém você manda pelo WhatsApp, ou posta no Facebook, nunca usa o próprio YouTube para isso, ele é bem simples para quem produz também, não tem todas as funções que o YouTube tem, é bem simplificado, isso vai fazer com que mais pessoas tenham facilidade em produzir conteúdo.
Eu sinceramente gostei bastante da novidade e acho que é positiva para todo mundo, porque o YouTube reina sozinho na produção de vídeos para a internet, a concorrência é sempre benéfica para todos, porém, eu ainda acho que o IGTV não vai conseguir bater de frente com o YouTube, vai ser somente mais uma ferramenta, mais uma opção de compartilhamento, mas os produtores que trabalha com o YouTube não vão deixar de produzir para o YouTube, por dois motivos básicos:

1 – Eles limitaram a plataforma somente para vídeos verticais. Eles estão com um discurso de que vídeos na horizontal são antiquados, que é um formato “antigo” de televisão, que o ideal para mobile é o vídeo na vertical, o que é uma besteira gigantesca, não faz sentido nenhum isso, eles poderiam muito bem dar a opção para o produtor, e eu quizer um vlog, falando e filmando em pé eu faço, se eu quiser postar um vídeo deitado em posto, a pessoa vira o celular e assiste, não faz sentido essa limitação, se eu tentar postar um vídeo deitado atualmente, ele coloca duas tarjas pretas em cima e em baixo, para que ele fique na vertical, pra eu postar um vídeo na horizontal em tela cheia, eu tenho que fazer uma gambiarra, e renderizar o vídeo em pé no editor, ou seja, horrível, essa limitação faz a plataforma ficar limitada de mais, um exemplo são os próprios tutoriais aqui do canal, como eu vou fazer um tutorial de Photoshop, onde eu mostro uma gravação da minha tela, com um vídeo na vertical, não faz sentido.

2 – O segundo motivo é a monetização, enquanto o Facebook não criar um programa de monetização semelhante ao AdSence da Google, os produtores não vão migrar para a plataforma deles, o Facebook e o Instagram vai continuar sendo só uma ferramenta para divulgar os vídeos do YouTube, os criadores podem até criar conteúdo exclusivo para o IGTV, mas o principal vai continuar sendo o YouTube, isso é inevitável, não dá pra comparar hoje o YouTube com o Facebook, por exemplo, como plataforma de publicação de vídeos, mesmo com todos os problemas que o YouTube tem, aqui a gente não paga nada para usar, o serviço é ilimitado e ainda temos a possibilidade de ganhar dinheiro com isso, enquanto no Facebook, além de você não ganhar nada, você tem que pagar para impulsionar seu conteúdo para que os seus seguidores visualizem o que você postou, então realmente essa migração não vai acontecer.

No geral é isso, o IGTV é uma boa ferramenta, mais uma opção para os criadores, para seus clientes, mais um serviço que você pode oferecer para eles, isso é excelente, porém está longe de ser um “YouTube killer”, pelo menos da forma como está hoje.

Fique a vontade para comentar com sugestões críticas ou eventuais dúvidas, aqui ou pelo YouTube.

Apoie o canal e ganhe recompesas!
Importante, não se esqueça de se inscrever no canal para receber os próximos vídeos.
Curta também a fanpage do canal no Facebook.
Me siga no Instagram @DanielSpacof, sempre que sair um vídeo novo eu posto um aviso no Instagram Stories.
Abraço a todos!

Adicionar a favoritos link permanente.