Trabalhar em gráfica?! Nãaaaao!!!

Eae pessoal, neste post vou falar pra vocês sobre um mito entre os designers gráficos, principalmente o que ainda estão somente estudando a profissão.
Talvez você que está lendo este post seja um estudando de design gráfico e está se perguntando, “Onde irei trabalhar depois que me formar?”, existem diversas possibilidade para você, talvez a mais desejada e glamourosa seria trabalhar um uma agência de publicidade, talvez trabalhar no departamento de marketing de uma empresa, ou até mesmo trabalhar como freela, porém uma delas seria trabalhar em uma gráfica, e isto é motivo de fobia para muitos designers, mas será que é tão ruim assim? Para muitas pessoas, trabalhar em uma gráfica não é o lugar que você se imaginou trabalhando após se formar como designer, nem é o local mais glamuroso, porém ao meu ver, todos os alunos de design gráfico deveriam trabalhar em gráfica como primeiro emprego, ou ao menos fazer um estágio durante o curso, é um pouco controverso pensar que uma pessoa será formada em design gráfico, irá preparar arquivos para gráfica e nunca pisou em uma gráfica na vida, vocês não acham?
Eu tive a oportunidade de trabalhar em gráfica enquanto estava me formando na faculdade, e continue trabalhando depois da minha formação por algum tempo nesta empresa, num total de quatro anos de experiência, a principio não era exatamente o local que eu imaginava que trabalharia, mas posso afirmar que foi ótimo para meu aprendizado como designer gráfico. Tive a oportunidade de ter contato com todo o processo gráfico, desde a criação e o fechamento de arquivo, que era o que eu fazia, até a gravação das chapas de impressão, impressão, acabamento, sim quando não tinha nada pra fazer eu dava uma força no acabamento, isso foi bem útil para entender alguns detalhes sobre o fechamento dos arquivos da forma correta, como por exemplo, porque deixar a aba de um envelope de um lado ao invés de outro.
A mensagem deste vídeo é esta, você que está no início da sua carreira e surgir uma oportunidade de trabalhar em uma gráfica, vá sem dúvidas! Não precisa trabalhar por quarto anos como foi o meu caso, mas pode ter certeza que vai ser um aprendizado muito grande e isto vai te dar vantagens em relações a outros profissionais da área que nunca viram uma impressora off-set na vida. Quem sabe você até não se apaixona por este lado da profissão e segue carreira, existe mercado para isto e muitos profissionais se especializam nesta parte.
E você, é um estudante e ainda está em dúvidas onde trabalhar? Já trabalhou em gráfica e gostaria de compartilhar sua experiência? Tem alguma sugestão de tema? Deixe-nos comentários!
Fique a vontade para comentar com sugestões críticas ou eventuais dúvidas, aqui ou pelo YouTube.
Importante, não se esqueça de se inscrever no canal para receber os próximos vídeos.
Curta também a fanpage do canal no Facebook.
Me siga no Instagram @DanielSpacof, sempre que sair um vídeo novo eu posto um aviso no Instagram Stories.
Abraço a todos!

Adicionar a favoritos link permanente.