IGTV – Guia Completo

Neste vídeo eu falo em 6 tópicos, as principais coisas que você precisa saber para usar o IGTV de maneira profissional e fazer bom uso da plataforma do Instagram, que pode te ajudar muito a compartilhar seu trabalho e seus conteúdos.

1- O QUE É O IGTV?

O IGTV é a plataforma de vídeos do Instagram, onde você pode publicar vídeos com duração maior, no feed você tem a limitação de vídeos de 1 minuto, você pode até postar vários vídeos de 1 minuto e a pessoa ir passando pro lado, mas se você quiser postar um único vídeo de mais de 1 minuto, ele ficará no IGTV.

2- VÍDEO EM PÉ, OU DEITADO?

Logo que saiu o IGTV, eu fiz este vídeo com o título “IGTV e agora YOUTUBE?”, onde eu falei as minhas considerações sobre o IGTV, e o porque eu não achava, e ainda não acho, que o IGTV seria um “YouTube Killer”, um dos motivos era que eles limitaram a plataforma para vídeos em pé, porém logo eles perceberam que essa limitação não fazia sentido, por isso hoje você pode postar um vídeo na horizontal e a pessoa tem a opção de ver em pé, ou deitado se ela quiser, clicando neste botão, então vai de você, o que eu aconselho é que você só poste um vídeo deitado no IGTV, caso seja um vídeo maior, de pelo menos 5 minutos e que realmente este vídeo necessita ser deitado, se não fizer diferença, prefira o vídeo em pé mesmo, porque os usuários do Instagram tem um comportamento diferente do YouTube, no YouTube você entra já sabendo que vai ver vídeos maiores, o Instagram tem essa característica de consumo mais rápido, na timeline, com uma mão só e sempre no celular, que você usa em pé, então a não ser que você vá postar um vídeo bem grande que necessariamente vá ficar melhor na horizontal, o formato ideal para a plataforma é mesmo em pé, mesmo que, por exemplo, seja um vídeo de maior duração, mas é só você falando, neste caso eu sugiro que você faça este vídeo em pé mesmo. Um bom exemplo de um perfil que eu sigo e faz este tipo de vídeo “vlog em pé”, é o perfil do @marcelokimuradesign, eu gosto muito deste perfil, ele tem um excelente conteúdo sobre design e gosto muito da forma que ele usa o IGTV dele.

3- O QUE SÃO NUGGETS?

Considerando o que falei até agora, o foco deste vídeo é te mostrar como postar vídeos em pé no IGTV, já que o deitado não tem segredo, e só pegar o vídeo, da mesma forma que você postaria no YouTube e postar. Um tipo de vídeo muito comum de se postar no IGTV, são os vídeos em que o pessoal do marketing digital chama de “nugget”, nugget em inglês significa pepita, mas podemos também entender como um pedaço de algo, e um vídeo nugget é exatamente isso, é um vídeo curto, geralmente com um trecho de um vídeo maior seu, então por exemplo, eu tenho um vídeo de 15 minutos aqui no YouTube falando sobre algo de forma mais profunda, então eu pego um trecho de 2 minutos deste vídeo e edito para o IGTV, essa é uma estratégia boa, considerando o comportamento do usuário do Instagram, mas claro, toda estratégia precisa ser testada e adaptada ao seu público, o que funciona para alguns, não funciona para outros, então cabe a você testar e ver o que funciona melhor no seu caso.

Algumas coisas legais que geralmente as pessoas fazem nestes vídeos nugget:
O vídeo é sempre em pé, com o vídeo centralizado na tela, por ser um vídeo curto, o usuário não tem o trabalho de virar a tela, ele consome rapidamente seu conteúdo sem precisar virar o celular;
Título chamativo em cima, importante para a pessoa saber logo de cara sobre o que se trata e assistir ao vídeo até o final;
Legenda do conteúdo, importante porque o play automático do Instagram não é com o som ativado, então a pessoa consegue entender o que está sendo dito nos primeiros segundos, sem legenda e caso se interesse, ela ativa o som e vê o vídeo até o final.
Uma timeline na edição, importante para a pessoa ver de cara que o vídeo não é tão grande e não desistir do conteúdo. (e também porque fica bonitinho)
Um perfil que faz bom uso deste tipo de vídeo e que tenho como referência é o perfil do @rafaelferreirafotos, é outro Instagram que tenho como referência, não só pelo ótimo conteúdo, mas pela forma que ele usa o plataforma.

4- COMO EDITAR UM NUGGET?

Editar um vídeo para o IGTV é simples, basta você criar a sua sequência no Premiere, ou outro programa de edição, em FULL HD, mas em pé, ou seja, 1920px na altura e 1080px na largura, porém você precisa considerar uma coisa, o seu vídeo tem um preview na sua timeline, e este preview é exibido na resolução 1080px x 1350px, então você tem que editar seu vídeo de forma que tudo o que é importante, coisas que não podem ser cortadas como título e legenda, estejam dentro desta resolução.

5- COMO CRIAR A THUMBNAIL?

Não vou me prolongar neste tópico porque eu tenho um vídeo somente sobre isto no canal, porém em resumo, você precisa ter duas coisas em mente para criar sua thumbnail:
1 – a imagem precisa ser criada na mesma resolução do vídeo, 1920px na altura e 1080px na largura;
2- no feed essa mesma thumbnail é exibida com 1080px x 1080px, então na real você tem que criar a imagem com 1920px de altura, sabendo que tudo o que é importante e não pode ser cortado, tem que estar dentro dos 1080px x 1080px, do centro da imagem, assim ele vai ficar bom no feed e na aba do IGTV, que exibe essa thumbnail um pouco maior, com 1080px x 1350px

Se quiser mais detalhes, é só ver meu vídeo sobre thumbnail no IGTV, lá eu crio passo-a-passo do zero a thumbnail, no Photoshop, pode ser útil pra você.

6- COMO POSTAR?

Você pode publicar direto pelo celular, basta o vídeo e a thumbnail estar na sua galeria, porém eu surigo que você use o Estúdio de criação do Facebook, caso você tenha uma perfil profissional, ele estará linkado com uma fanpage no Facebok, então lá na fanpage, você vai em Ferramentas de publicação, clique em Abrir estúdio de Criação, lá em cima clique no ícone do Instagram, depois no canto superior esquerdo em Criar Publicação, e IGTV. A vantagem de fazer assim é que além de postar direto do PC, você poderá programar suas publicações.

Fique a vontade para comentar com sugestões críticas, ou eventuais dúvidas, aqui, ou pelo YouTube.
Se quiser receber os novos conteúdos por e-mail, clique aqui, para entrar em nossa news.
Entre em nosso grupo do Telegram, clicando aqui.
Importante, não se esqueça de se inscrever no canal para receber os próximos vídeos.
Me siga no Instagram, sempre que sair um vídeo novo eu posto um aviso no Instagram Stories.
Curta também a fanpage do canal no Facebook. Abraço!

Adicionar a favoritos link permanente.